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Uma das ferramentas mais populares para geração de demanda online é o marketing de conteúdo, que consiste em uma estratégia de atração de clientes pela criação, publicação e promoção de conteúdos personalizados para o perfil de cliente ideal. Mas você sabe como medir o sucesso das suas campanhas e ativações? Existem algumas métricas essenciais para te auxiliar. Seguem os principais métodos de como medir o desempenho de suas estratégias de marketing de conteúdo.
Esteja sempre atento ao tráfego do website para ver se o seu conteúdo está atraindo visitantes. Existem algumas ferramentas que podem gerar a visão dos dados e facilitar a análise, como por exemplo o Google
Analytics. Ele permite que você acompanhe a quantidade de visitantes únicos, páginas vistas, tempo médio de permanência no site, entre outros.
A taxa de conversão mede o número de visitantes que executam uma ação específica no seu site, como por exemplo, preencher um formulário ou fazer uma compra. Ao monitorar essa métrica, você pode ver se seu conteúdo está apoiando no objetivo de vendas de sua empresa, seja de produtos ou serviços.
As redes sociais são uma fonte valiosa para o tráfego do seu site. Monitorando o engajamento, você pode saber se seu conteúdo está gerando interesse entre seu público e adequá-lo para gerar mais impacto. O engajamento por si só não é um indicador de conversão de novos negócios, porém ele te auxilia a direcionar sua estratégia e entender melhor o comportamento do seu público.
O marketing de conteúdo é uma estratégia muito eficiente para gerar
leads. Com atividades como "call to action" e formulários, você pode monitorar o número de
leads que você está gerando a partir do seu conteúdo e, com isso, pode adequá-lo para alinhar com perfis parecidos e alcançar novos públicos, ou ainda entender o modelo de compra do seu usuário de acordo com a interação realizada.
Por fim, mas não menos importante, o ROI. É importante analisar o custo de produção com o retorno financeiro que ele está gerando. Por mais que o marketing de conteúdo não possa ser uma ação isolada, entender se o investimento realizado está gerando a demanda que seu negócio precisa é importante para realizar novos investimentos, mudar a característica da ação que você está tomando ou ainda combinar com outras ações que ajudem na conversão de novos negócios.
Criando métricas claras e sabendo as metas que sua empresa precisa alcançar, você pode avaliar o desempenho de suas campanhas com mais eficácia e, se necessário, traçar uma melhor estratégia, gerando mais visibilidade para seu negócio,
leads e potenciais clientes, otimizando seus resultados.