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Criar uma estratégia de marketing eficaz não é tão simples. Existem diversas etapas fundamentais para atingir o público alvo e o sucesso do negócio, que vão muito além de apenas criar redes sociais. Listamos algumas etapas essenciais para alcançar seus objetivos.
Existem alguns pontos importantes antes de definir objetivos de marketing. O primeiro deles é conhecer sua empresa: analise os produtos, serviços e sua missão. Além disso, entenda o histórico da empresa e sua situação atual para identificar quais são as oportunidades de crescimento e desafios. Após essa pesquisa, é importante avaliar os recursos disponíveis e definir metas que sejam atingíveis. Um dos modelos de objetivos é o SMART - acrônimo em inglês para Específico, Mensurável, Atingível, Relevante e com Tempo determinado.
Ao determinar quais são seus objetivos, você tem um direcionamento correto do que quer alcançar, porque e quando. Dentre os objetivos mais comuns, estão a expansão da base de clientes ou aumentar a consciência da marca, por exemplo.
Já ouviu aquela frase que diz "Quem quer agradar todo mundo no final acaba não agradando ninguém"? Essa é uma grande verdade no mundo do marketing. O conceito do público-alvo é: um grupo de consumidores com características em comum, para quem as empresas direcionam suas estratégias e campanhas, com o intuito de satisfazer suas necessidades e desejos.
Existem diversas variáveis para a segmentação. As principais são:
No mercado B2B (business to business), a segmentação costuma ser diferente, incluindo:
Ao analisar todos esses pontos, é possível definir de maneira mais assertiva qual o público-alvo ideal para alinhar sua estratégia, criar um melhor direcionamento de campanhas e ativações, melhores propostas, além de gerar mais lucro e visibilidade para o negócio.
A pesquisa de mercado é essencial para ajudá-lo a entender melhor seu público - como dito no ponto anterior -, identificar as oportunidades de mercado, corrigir problemas e avaliar o desempenho da empresa em relação aos seus competidores. No fim das contas, a pesquisa ajuda a responder a uma pergunta - ou várias - que você tem que seus clientes ou potenciais clientes possam responder.
Para realizar a pesquisa de mercado, são necessárias algumas decisões, como escolher a metodologia que vai atender ao objetivo da sua pesquisa. As variáveis são diversas e o orçamento também aplicado a ela influencia na maneira como aplicá-la. Outras decisões importantes são: criar o questionário, selecionar a amostra de público necessária e analisar os dados após a execução.
Entregar a sua proposta de valor e se comunicar sobre o seu negócio de maneira clara é o principal objetivo da construção da mensagem. Com o tom de voz, linguagem e mensagem central adequados, as empresas transmitem suas idéias e propostas de um modo padronizado para seu público.
Para desenvolver uma mensagem clara, é essencial, primeiramente, identificar a audiência - ponto 2 deste texto. Ao identificar a persona correta e a forma como ela se comunica, é importante buscar referências e adequar a mensagem ao meio para melhorar a eficiência com seu público-alvo. Escolha palavras, frases e expressões que causem impacto e façam com que seu público associe à sua marca.
Para escolher as táticas de marketing, tenha em mente, qual problema de negócio você vai atender. Qual a dificuldade que seu público resolve com o seu produto ou serviço? Sua mensagem deixa clara a sua proposta de valor?
Como afirmamos acima, existem diversas maneiras de alcançar seus clientes e, nem sempre a solução é apenas a utilização de redes sociais ou inbound marketing. Existem diversas táticas que atendem diferentes objetivos. Por exemplo, ações para trazer novos contatos, ou ainda com foco em converter oportunidades em andamento. A combinação entre as diferentes táticas é o que traz o sucesso da sua campanha.
Antes mesmo de implementar a sua estratégia, você deve definir quais os indicadores necessários para alcançar o sucesso. Os indicadores são essenciais, também, para fazer ajustes e melhorias quando necessário de acordo com os resultados obtidos.
Para mensurar o sucesso de suas campanhas, várias métricas podem ser usadas. Por exemplo, para Marketing de Conteúdo, fizemos esse post: https://weareadl.com.br/como-medir-o-desempenho-de-suas-estrategias-de-marketing-de-conteudo-atraves-de-metricas
Também fizemos este post mais geral, explicando o que são indicadores: https://weareadl.com.br/o-que-sao-indicadores
Existem diversas etapas e conhecimentos específicos que devem ser analisados para garantir uma estratégia de marketing eficaz. Por isso é essencial a contratação de uma empresa especializada para a consultoria do seu negócio que entenda suas necessidades e dores. Para entender e aplicar a melhor estratégia para seu negócio, come to the adl side.