6 passos para criar uma estratégia de marketing eficaz
Criar uma estratégia de marketing eficaz não é tão simples. Existem diversas etapas fundamentais para atingir o público alvo e o sucesso do negócio, que vão muito além de apenas criar redes sociais. Listamos algumas etapas essenciais para alcançar seus objetivos.
Definir objetivos
Existem alguns pontos importantes antes de definir objetivos de marketing. O primeiro deles é conhecer sua empresa: analise os produtos, serviços e sua missão. Além disso, entenda o histórico da empresa e sua situação atual para identificar quais são as oportunidades de crescimento e desafios. Após essa pesquisa, é importante avaliar os recursos disponíveis e definir metas que sejam atingíveis. Um dos modelos de objetivos é o SMART - acrônimo em inglês para Específico, Mensurável, Atingível, Relevante e com Tempo determinado.
Ao determinar quais são seus objetivos, você tem um direcionamento correto do que quer alcançar, porque e quando. Dentre os objetivos mais comuns, estão a expansão da base de clientes ou aumentar a consciência da marca, por exemplo.
Identificar o público-alvo
Já ouviu aquela frase que diz "Quem quer agradar todo mundo no final acaba não agradando ninguém"? Essa é uma grande verdade no mundo do marketing. O conceito do público-alvo é: um grupo de consumidores com características em comum, para quem as empresas direcionam suas estratégias e campanhas, com o intuito de satisfazer suas necessidades e desejos.
Existem diversas variáveis para a segmentação. As principais são:
- Geográfica
- Demográfica
- Comportamental
- Psicográfico
No mercado B2B (business to business), a segmentação costuma ser diferente, incluindo:
- Localização
- Porte da empresa
- Número de funcionários
- Faturamento
- Segmento de atuação
- Maturidade de mercado
Ao analisar todos esses pontos, é possível definir de maneira mais assertiva qual o público-alvo ideal para alinhar sua estratégia, criar um melhor direcionamento de campanhas e ativações, melhores propostas, além de gerar mais lucro e visibilidade para o negócio.
Realizar pesquisa de mercado
A pesquisa de mercado é essencial para ajudá-lo a entender melhor seu público - como dito no ponto anterior -, identificar as oportunidades de mercado, corrigir problemas e avaliar o desempenho da empresa em relação aos seus competidores. No fim das contas, a pesquisa ajuda a responder a uma pergunta - ou várias - que você tem que seus clientes ou potenciais clientes possam responder.
Para realizar a pesquisa de mercado, são necessárias algumas decisões, como escolher a metodologia que vai atender ao objetivo da sua pesquisa. As variáveis são diversas e o orçamento também aplicado a ela influencia na maneira como aplicá-la. Outras decisões importantes são: criar o questionário, selecionar a amostra de público necessária e analisar os dados após a execução.
Desenvolver uma mensagem clara
Entregar a sua proposta de valor e se comunicar sobre o seu negócio de maneira clara é o principal objetivo da construção da mensagem. Com o tom de voz, linguagem e mensagem central adequados, as empresas transmitem suas idéias e propostas de um modo padronizado para seu público.
Para desenvolver uma mensagem clara, é essencial, primeiramente, identificar a audiência - ponto 2 deste texto. Ao identificar a persona correta e a forma como ela se comunica, é importante buscar referências e adequar a mensagem ao meio para melhorar a eficiência com seu público-alvo. Escolha palavras, frases e expressões que causem impacto e façam com que seu público associe à sua marca.
Selecionar as táticas de marketing
Para escolher as táticas de marketing, tenha em mente, qual problema de negócio você vai atender. Qual a dificuldade que seu público resolve com o seu produto ou serviço? Sua mensagem deixa clara a sua proposta de valor?
Como afirmamos acima, existem diversas maneiras de alcançar seus clientes e, nem sempre a solução é apenas a utilização de redes sociais ou inbound marketing. Existem diversas táticas que atendem diferentes objetivos. Por exemplo, ações para trazer novos contatos, ou ainda com foco em converter oportunidades em andamento. A combinação entre as diferentes táticas é o que traz o sucesso da sua campanha.
Implementar e monitorar a estratégia
Antes mesmo de implementar a sua estratégia, você deve definir quais os indicadores necessários para alcançar o sucesso. Os indicadores são essenciais, também, para fazer ajustes e melhorias quando necessário de acordo com os resultados obtidos.
Para mensurar o sucesso de suas campanhas, várias métricas podem ser usadas. Por exemplo, para Marketing de Conteúdo, fizemos esse post: https://weareadl.com.br/como-medir-o-desempenho-de-suas-estrategias-de-marketing-de-conteudo-atraves-de-metricas
Também fizemos este post mais geral, explicando o que são indicadores: https://weareadl.com.br/o-que-sao-indicadores
Existem diversas etapas e conhecimentos específicos que devem ser analisados para garantir uma estratégia de marketing eficaz. Por isso é essencial a contratação de uma empresa especializada para a consultoria do seu negócio que entenda suas necessidades e dores. Para entender e aplicar a melhor estratégia para seu negócio, come to the adl side.








