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A inteligência artificial (IA) se concentra no desenvolvimento de sistemas que podem realizar tarefas que normalmente exigem inteligência humana, como reconhecimento de fala, tomada de decisões, aprendizado e resolução de problemas. Essa tecnologia tem tido uma influência significativa no marketing, revolucionando a forma como as empresas se relacionam com seus clientes permitindo que as empresas alcancem melhores resultados por meio de uma segmentação mais precisa, personalização de conteúdo e automação de processos.
Em relatório do Gartner, o mercado de tecnologias de inteligência artificial (IA) experimentou um crescimento de 40% em 2020, alcançando um valor total de US$ 40 bilhões em todo o mundo. Esse crescimento significativo demonstra o aumento do interesse e adoção da IA em vários segmentos.
O relatório também traz previsões promissoras para o futuro do mercado de IA. De acordo com as análises do Gartner, espera-se que o setor de IA continue a expandir nos próximos anos, atingindo a marca de US$ 500 bilhões em 2024. Essa previsão reflete a crescente demanda por soluções baseadas em IA e o reconhecimento cada vez maior de seu potencial transformador em diversos setores.
Essa projeção otimista sugere que as organizações estão percebendo os benefícios tangíveis que a IA pode trazer para seus negócios.
Quando se trata de marketing, outro relatório da
MarketsandMarkets apontou que o mercado global de IA para marketing deve crescer de US$ 5,2 bilhões em 2017 para US$ 40,1 bilhões em 2025, com uma taxa composta de crescimento anual de 29,79%.
Atualmente, com a popularização de diversas ferramentas de inteligência artificial, já vemos muitos casos de uso para o marketing, sendo os principais deles:
Automação de atividades de marketing: A IA automatiza tarefas repetitivas e demoradas, como envio de e-mails, postagens em mídias sociais, segmentação de público-alvo e análise de dados. Com isso, os profissionais de marketing conseguem um "tempo livre" para se concentrarem em estratégias de alto nível e criatividade.
Personalização de conteúdo: Com o auxílio da IA é possível que as empresas personalizem a experiência do cliente, tendo base em dados comportamentais e preferências individuais. Os algoritmos de IA podem fornecer recomendações de produtos relevantes e personalizados, criar anúncios segmentados e oferecer conteúdo sob medida para cada cliente.
Análise de dados avançada: A IA pode analisar grandes volumes de dados em tempo real e identificar padrões, tendências e insights ocultos. Com base nesses insights, as empresas podem tomar decisões de marketing mais informadas e adaptar suas estratégias para atender melhor às necessidades dos clientes.
Assistentes virtuais e chatbots: Os assistentes virtuais estão sendo utilizados para fornecer recomendações de produtos e ajudar os clientes a fazerem compras. Já os chatbots impulsionados pela IA, estão sendo muito usados para fornecer suporte ao cliente em tempo real. Eles podem responder a perguntas, resolver problemas simples e concluir transações.
Previsão e análise de tendências: Com base em dados históricos e em tempo real, os algoritmos de IA conseguem prever tendências futuras e auxiliar as empresas a antecipar demandas do mercado, identificar oportunidades e adaptar suas ações.