Marketing para pequenas e médias empresas (PME)
O marketing é essencial para o sucesso de qualquer empresa, independente do seu tamanho e segmento. No entanto, empresas de pequeno e médio porte possuem menos recursos e ferramentas para atuar no mercado e poder gerar diferenciais se comparadas com grandes empresas. Muitas vezes, pequenas e médias empresas não dão a devida atenção ao Marketing e perdem muitas oportunidades.
Mesmo com menos recursos, ao iniciar com uma estratégia de marketing, adentrar mercados extremamente competitivos se torna um desafio menos complexo. Para tal, mesmo não tendo o mesmo nível de sofisticação, é possível analisar 6 diferentes aspectos básicos do mercado em que se vai atuar:
- Dados Externos: situações favoráveis ou nem tanto para sua empresa
- Dados Internos: analisar sua empresa e a concorrência pela ótica dos pontos fortes e fracos
- Objetivos e Metas
- Ações de Marketing e Orçamento
- Projeção Financeira, principalmente quanto a lucros e perdas
- Modelos de Controle
Ao se definir aspectos básicos de marketing desde o início da sua empresa, é possível ter vantagens competitivas e se diferenciar da sua concorrência, independente do contexto do mercado. O marketing se demonstra muito importante para pequenas e médias empresas e aqui estão alguns dos benefícios:
Aumento da visibilidade
O marketing auxilia na visibilidade da empresa, tornando-a mais conhecida pelo seu público alvo trazendo reconhecimento, e criando uma imagem.
Atração de novos clientes
Além da visibilidade, fazendo a divulgação correta de seus serviços ou produtos, é possível atrair novos clientes.
Aumento da lealdade dos clientes
Ao entender as dores e necessidades dos seus atuais clientes, é possível traçar uma estratégia eficaz oferecendo ofertas, informações valiosas, melhora no atendimento por fim os fidelizando.
Criação uma imagem de marca
Ter uma imagem da marca é extremamente importante já que o diferencia da sua concorrência, te agrega valor e cria destaque no mercado.
Geração de receita
Alcançando sucesso na estratégia, é possível ter um aumento nas vendas e na receita da sua empresa.
Melhora na tomada de decisões
Com informações sobre o comportamento do consumidor e as tendências do mercado, é possível tomar as melhores decisões para qual caminho sua empresa vai seguir.
Existem diversas ferramentas de marketing que podem ser utilizadas para apoiar sua empresa. Para saber mais sobre isso, entre em contato conosco!








