A importância de estabelecer um funil de marketing e suas etapas
O Funil de Marketing é um método que auxilia na identificação da jornada do seu cliente ideal, desde um lead até o pós-venda. Através do funil é possível criar de forma de ações específicas e direcionadas para cada fase da jornada do cliente, além de filtrar e identificar com maior facilidade o potencial de um determinado lead e quais são os passos para conquista-lo e fideliza-lo.
Cada novo cliente pode apresentar diversas maneiras o seu interesse em um produto ou serviço antes de efetivamente fechar um negócio. Por esse motivo, é importante conhecer e estabelecer ações para todas as etapas da aquisição de um novo cliente e o funil de marketing ajuda na construção do plano de ação. Para cada etapa do funil, é possível definir como sanar as diversas possíveis dores e necessidades dos potenciais clientes e criar maneiras de manter o
lead ativo durante a jornada de compra.
Você conhece as etapas de um funil de marketing?
Dentro dessa trilha, vamos mostrar as quatro etapas mais comumente conhecidas do funil de marketing e qual o momento do potencial cliente em cada uma:
- Atração - Essa primeira fase consiste em alcançar novos contatos através da apresentação da sua empresa e seus serviços para clientes que não fazem parte de sua base de contatos conhecidos. O objetivo é atrair esse potencial cliente para que ele tenha interesse em entender melhor sobre o que você tem a oferecer e como você poderá solucionar seus problemas. É o momento da captação de informações importantes para que esse cliente possa fazer parte de sua base e personalizar os próximos passos de acordo com as suas necessidades específicas.
- CONVERSÃO - Nessa etapa, a conquista desse cliente já está em andamento e podemos chamá-lo de lead. Aqui é importante nutri-lo com materiais e informações relevantes, sanar dúvidas e apresentar todos os benefícios que ele poderá usufruir ao se tornar cliente. Também é uma ótima oportunidade de captar dados com maior nível de profundidade que não foram possíveis na etapa anterior.
- FECHAMENTO - Momento decisivo da compra! Nessa etapa o time de vendas entra em campo em conjunto com o time de marketing e é quando a energia está centralizada para transformar o lead em um cliente de fato. No fechamento, apresentações técnicas de como a empresa pode auxiliá-lo em seus desafios, cases de sucesso e provas de conceito podem ser ótimos aliados para que essa conquista seja concretizada.
- ENCANTAMENTO - GOL! Agora você tem um cliente novo para chamar de seu e as etapas anteriores foram realizadas com sucesso. Agora, é essencial estreitar o relacionamento com o seu novo cliente e proporcionar a experiência com excelência e eficácia para torná-lo fiel ao seu negócio. Ao se tornar um promotor de seus serviços e atendimento, além de um possível case de sucesso, ele ajudará a trazer novos clientes e criar um ciclo positivo para a sua empresa.
Esse modelo ajuda a direcionar a sua empresa, desde a forma que você deve se posicionar no mercado em cada etapa do funil, quais são as estratégias mais adequadas para o seu público alvo e como aumentar a sua base de clientes com qualidade. Para cada parte do funil, são recomendadas atividades diferentes e com discurso ajustado a essa jornada que o lead irá percorrer.
A ADL está disposta a desenhar a melhor jornada para sua empresa alcançar o sucesso. Indicaremos quais são as melhores ações a serem tomadas e de que forma deverão ser executadas, sem que precise ter o esforço para encontrar a melhor solução. Somos a consultoria que irá transformar a maneira como sua empresa lida com marketing e vendas, construindo de maneira sólida os números do seu negócio.








